2.º Congresso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Belgrado, Sérvia
Organization: Centro de Língua Portuguesa da Universidade de Belgrado
Chamada para Comunicações
Congresso Internacional
2.º Congresso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste
Universidade de Belgrado. Faculdade de Filologia
14, 15 e 16 de novembro de 2025
Em 2025 celebram-se os 20 anos do ensino regular do português na Sérvia. De modo a celebrar a data, a cidade de Belgrado acolherá a 2.ª edição do Congresso de Língua Portuguesa e Culturas Lusófonas da Europa Central e de Leste, a ter lugar na Faculdade de Filologia da Universidade de Belgrado nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2025. O prazo para o envio de resumos decorre até ao dia 15 de junho.
Sob a égide do Camões, I.P., e realizado de forma rotativa, entre os centros de língua e departamentos de português das universidades da Europa Central e de Leste, o encontro conta já com várias edições, primeiro sob a designação de Jornadas (República Checa, 2007; Bulgária, 2010; Hungria, 2012; República Checa, 2014; Croácia, 2016; Polónia, 2018), e mais recentemente sob a designação de Congresso (Bulgária, 2022).
A organização pretende dar continuidade aos objetivos traçados para o encontro, designadamente promover e aprofundar a cooperação e diálogo entre os múltiplos departamentos ligados ao português no contexto geográfico em questão, mas também, e sobretudo, facilitar a partilha de conhecimento e de experiências entre especialistas que têm em comum a investigação no campo da “lusofonia”, em áreas que vão da Linguística, da Didática ou da Literatura, à História, à Cultura e à Tradução, através da criação de um espaço para divulgação das investigações em curso nos diversos cenários de ensino e aprendizagem do português como língua estrangeira.
Assim, a organização convida à participação de investigadoras/es interessadas/os a remeter propostas de comunicações no amplo campo de investigação dos estudos lusófonos e nos âmbitos que constituirão as secções paralelas do congresso, não excluindo, no entanto, a apresentação de outros estudos relacionados com a temática do Congresso:
1) Linguística
2) Didática do português como língua segunda / língua não materna
3) Literatura portuguesa, literatura brasileira, literaturas africanas de língua portuguesa, literaturas comparadas
4) Estudos de Tradução
5) Estudos Culturais
6) Teatro, Cinema, Artes Visuais, Experimentalismo e Estudos Interartes
7) História
Conferências plenárias confirmadas
Ana Kuzmanovi? Jovanovi?, Universidade de Belgrado
Burghard Baltrusch, Cátedra Internacional José Saramago/Universidade de Vigo
Isabel Margarida Duarte, Universidade do Porto
Liliana Inverno, CELGA-ILTEC/Universidade de Coimbra
Rui Torres, Universidade Fernando Pessoa
Submissão de propostas:
As propostas deverão ser submetidas através de formulário online. Os resultados da avaliação das propostas serão comunicados aos proponentes dentro de um prazo máximo de um mês a partir da data limite para submissão.
Data limite para submissão das propostas:
O prazo para o envio de resumos decorre até ao dia 15 de junho.
Língua do Congresso: Português. São também aceites comunicações em espanhol e catalão.
Duração de comunicações: As comunicações terão uma duração máxima de 20 minutos.
Modalidades, valor das taxas de inscrição e prazos de pagamento:
Até 15 de outubro de 2025:
valor da taxa de inscrição: 70? / 8000 RSD
valor da taxa de inscrição reduzida para doutorandos: 50 ? / 5900 RSD
Depois de 15 de outubro de 2025:
valor das taxas de inscrição: 80? / 9300 RSD
valor da taxa de inscrição reduzida para doutorandos: 60 ? / 7000 RSD
O custo de inscrição inclui os materiais do congresso, coffe-breaks e dois almoços.
Publicação das comunicações
A Beoiberística - Revista de Estudios Ibéricos, Latinoamericanos y Comparativos, revista científica do Departamento de Estudos Ibéricos da Universidade de Filologia da Universidade de Belgrado, dedicará o seu número de 2026 às comunicações apresentadas no Congresso. Oportunamente, serão divulgados os prazos e condições para submissão dos textos.
Informações
Toda a informação atualizada relativa ao Congresso (datas, keynote speakers, comissões, programa, informações úteis) pode ser consultada no site ou nas redes sociais do evento
https://belgrado2025.wixsite.com/belgrado2025
https://www.instagram.com/belgrado2025/
https://www.facebook.com/belgrado2025/
Endereço eletrónico do colóquio
belgrado2025@gmail.com
https://belgrado2025.wixsite.com/belgrado2025
Nuno Miguel Neves